quinta-feira, 25 de junho de 2009

Project Natal

O Project Natal é o codinome de um projeto encabeçado pela Microsoft para seu console de videogame de última geração Xbox 360, que tem ainda como colaboradores Steven Spielberg e a empresa israelense 3DV Systems. O projeto visa criar uma nova tecnologia capaz de permitir aos jogadores interagir com os jogos eletrônicos sem a necessidade de ter em mãos um controle/joystick, inovando no campo da jogabilidade, já bastante destacado pelas alterações trazidas pelo console Wii, da Nintendo.

O nome "Natal" faz referência a cidade brasileira de Natal no Rio Grande do Norte. "Um de nossos pesquisadores, Alex Kipman, é do Brasil e ele escolheu a cidade de Natal como um tributo a seu País. Além disso, ele sabia que Natal também significa nascer, em latim. Considerando o novo público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade, o nome encaixou perfeitamente”, respondeu a empresa.

Alex Kipman

Abaixo segue duas matéria públicadas no Blog da Galileu onde pode-se tomar conhecimento da entrevista com o brasileiro que está encabeçando o desenvolvimento deste revolucionário projeto.

O videogame que reproduz seus movimentos… e sem controle
Qua, 03/06/09 por Denise Dalla Colletta (blog da galileu)

Se você ficou sem palavras com a experiência de jogar Wii com um controle que reproduzia os movimentos do seu corpo, se prepare: desta vez você vai ficar sem fôlego. O novo videogame da Microsoft, o Projeto Natal para Xbox 360, jogou fora o controle de vez. Isso mesmo. Ele é uma barra que se conecta ao Xbox, acima ou abaixo da TV, e por meio de um sensor capta os movimentos do seu corpo em 3D. Além disso, tem reconhecimento de voz e facial. O videogame sabe que é você quando vai jogar, conecta seu usuário, obedece aos seus comandos de voz e os entende. O sensor deve ser lançado nos Estados Unidos até o final do ano.

Você adora games de futebol mas detestava quando os demais jogadores do time não seguiam as suas táticas? Tudo bem. Agora eles entendem as suas ordens e as obedecem. Quer simular um campeonato de skate? O Project Natal deixa você digitalizar seu próprio skate e jogar com ele. Acordou artisticamente inspirado? O videogame também permite que você faça pinturas, fotografe sombras, faça montagens, tudo à mão. E as cores são trocadas com um simples comando de voz “azul escuro” ou “marrom claro”. Está se sentindo sozinho? Em Milo você pode interagir com o garotinho de mesmo nome, conversar, alterar o humor dele e até transferir para ele folhas de papel com desenhos para que ele os olhe. Imagine, então quando pudermos criar os nossos próprios “Milos” virtuais, ajustados às nossas personalidades?

O articulista da IGN, Jeremy Dunham, testou o aparelho em seu lançamento na E3 (a maior feira internacional de jogos do mundo) e dividiu a experiência entusiasmado. “A rapidez com que eu fui reconhecido pelo sistema de identificação do Natal (apenas alguns segundos) foi surpreendente, e em apenas alguns momentos eu estava controlando Burnot Paradise (um dos jogos) com minhas mãos e pés”, ele conta.

A resposta da Nintendo foi fraquinha. Tudo que anunciaram foi o Wii Vitaly, um sensor que monitora seus batimentos cardíacos durante o jogo. Por enquanto, o Projeto Natal ganha a briga fácil.

A sensação de estar dentro de um filme futurista surpreendeu até o diretor de cinema Steven Spielberg, que no lançamento disse que a novidade “abre uma nova era para os videogames”. Mas, infelizmente, ninguém tem previsão de quanto tempo “a nova era” dos videogames deve demorar para chegar ao Brasil.

ASSISTA AO VÍDEO DEMONSTRATIVO DO PROJETO NATAL XBOX 360





O brasileiro que matou o joystick
Qui, 18/06/09 por Mariana Lucena (Blog da Galileu)

Durante a E3 (maior feira de entretenimento e games do mundo) , em junho, um anúncio da Microsoft causou assombro . A empresa apresentou ao mundo o Projeto Natal, um adaptador para Xbox 360 que reconhece a voz e o rosto dos jogadores e reproduz seus movimentos nos jogos sem a necessidade de um joystick. Os sensores de movimento, profundidade e voz tornam possível personalizar jogos, digitalizar objetos (como um skate) e até interagir com amigos virtuais.

O responsável por isso acontecer é o curitibano Alex Kipman, que preferiu homenagear a capital do Rio Grande do Norte, sua grande paixão , na hora de dar nome ao projeto que ele conduz na Microsoft. Em entrevista à Galileu, Kipman conta um pouco sobre seu papel no desenvolvimento do game e como ele funciona.


Galileu: Qual foi seu envolvimento no projeto?

Kipman: Eu sou o diretor de incubação do Xbox. Meu trabalho é incubar novas tecnologias e criar oportunidades de novas experiências para os usuários do Xbox . O Natal é uma delas.


Galileu: O nome em português foi idéia sua?

Kipman: O nome foi sim, minha ideia. A Microsoft usa cidades como nomes- códigos. A pessoa que idealiza o projeto normalmente o nomeia . Eu sou brasileiro nascido em Curitiba, mas há muito tempo amo as praias do Nordeste e Natal continua sendo uma das minhas cidades favoritas em todo o mundo. O nome “Projeto Natal” veio da minha vontade de homenagear o Brasil e também porque o nome significa “nascer” em latim e, considerando a nova audiência que o Projeto Natal trará ao Xbox… o nome é perfeito!


Galileu: Como o videogame funciona?

Kipman: Neste momento nós não estamos revelando todos os detalhes sobre como a tecnologia funciona. Mas o que eu posso te dizer é que o Projeto Natal é cheio de ” mágica ” da Microsoft. Esta mágica inclui uma câmera RGB, um sensor de profundidade e um microfone com um processador personalizado. Todo esse hardware especial funciona através de um software inovador da Microsoft que nos permite captar seus movimentos e expressões do seu rosto, até nos permite responder à sua voz!


Galileu: Vocês anunciaram que o videogame reconhece e entende vozes. Como isso funciona?

Kipman: Sim, ele não só reconhece como entende sua voz. É por isso que nós dizemos que “tudo o que você precisa é experiência de vida”. Se você sabe como se mover ou falar, você e seus amigos podem instantaneamente se lançar a qualquer experiência no Projeto Natal. Essa é razão pela qual estamos tão empolgados com o projeto, ele realmente tem potencial para transformar social gaming (não existe uma tradução exata do termo para o português, mas o conceito trata de tornar os games uma experiência mais comunitária e menos individual ) – e o entretenimento – para sempre.


Galileu: A Microsoft planeja fazer do Xbox um centro de entretenimento que combine vídeo, TV e internet em um único aparelho?

Kipman: Eu acredito que o Xbox tem algo para todos. Se você é alguém que nunca pegou um controle nas mãos, a simples e natural aproximação ao Projeto Natal fará com que você queira jogar e se divertir com ele. No Xbox, isso poderia ser jogando videogame, assistindo TV ou apenas socializando com seus amigos em pessoa ou online.


Galileu: Quando o Projeto Natal estará disponível no Brasil?

Kipman: Nós não estamos anunciando a data de lançamento agora, mas nós enviamos centenas de kits de desenvolvimento para nossos parceiros durante a E3 para que suas equipes de criadores comecem a sonhar com todas as possibilidades que o Projeto Natal oferecerá a eles. Como dissemos na E3, o Projeto Natal vai funcionar com qualquer Xbox que já foi vendido mas nós não temos ainda uma média de preço para anunciar.


Galileu: A tecnologia foi desenvolvida especialmente para videogames ou ela tinha algum outro uso antes?

Kipman: O foco da minha equipe é transformar o social gaming e o entretenimento para sempre. Foi para isso que essa tecnologia foi criada.


Galileu: Em que tipo de jogos vocês estão trabalhando?

Kipman: Nós não anunciamos nenhum jogo ainda. Eu sou o cara que inventa as cores e os pincéis que criarão a paleta para os criadores de games. O Projeto Natal e as tecnologias com as quais eu trabalho apenas definem um novo conjunto de cores e pincéis para serem usados por game designers. Meu trabalho é assegurar-me de que os criadores de games são apenas limitados por quão longe suas imaginações podem levá-los.



Perco o ídolo mas não perco a piada...

Ontem achei o Rubens Barrichello no twitter... lógicamente passei a segui-lo... até porque não é preciso acelerar muito para isso... rsrsrs

Será por isso que estam reclamando de tráfego lento no twitter??? rsrsrs

Brincadeiras á parte... ACELERA RUBINHO!!!!

EU AINDA ACREDITO!!!

Que venha logo a centésima vitória de um brasileiro na F1... e que dessa vez em Nürburgring nenhum padre entre na pista para atrapalhar...

PS: Vai ai uma dica... troca os Red Bulls da RBR por suco de maracujá... ai eles vão ficar sem asas...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Hoje...

Na verdade é depois do amanhã referido ao outro post, enfim...

O final de semana esportivo passou e eu nem comentei nada a respeito... perdi muitas partidas on-line no Fifa 2009 e ganhei poucas mas a experiência de jogar o modo "be a pro" com 20 pessoas ao mesmo tempo foi muito legal... rsrsrs

Brincadeiras a parte, acordei cedo pra assistir a corida, não tive oportunidade de assistir ao treino pois estava fazendo a minha última prova do 1º semestre... fiquei espantado com o rendimento da RBR e principalmente do Sebastian Vettel, esse muleke é fora de série, ele soube aproveitar toda a vantagem que o carro proporcionou a ele.. bela prova.

Boa prova do Rubinho tb, nada de excepcional mas o fato de ter ficado a frente do Button pela primeira vez era necessário já a mais de 3 corridas... vamos ver o que muda daqui pra frente... na minha opnião a equipe deve fazer de tudo pro Button ser melhor que o Barrichello mas continuo confiando no Rubinho, apesar de muitos me chamarem de louco... Acelera Rubinho... o Button vai amarelar sobre pressão... use sua experiência.

Brasil X Ítalia

Foi um belo primeiro tempo, o contra-ataque da seleção brasileira está muito rápido, Kaká e robinho ajudam muito para isso e acho que Ramirez deveria ser titular desse time, com ele a seleção ganha muito mais dinamismo. Pena que no segundo tempoo jogo ficou morno.

Derby
Até tive oportunidade de assistir na casa de um amigo, fui lá mas por não ter oopção de torcer contra, fiqui conversando com um amigo sem prestar a atenção no jogo, mas ouvindo caso acontecesse algum gol pensando se sair gol de um time torço pro outro empatar e vice-versa...
Quando o timinho abriu dois gols de vantagem, eu lembrei do que o Gigante comentou em post anterior, pois imediatamente veio em minha cabeça... ah já que está assim que fça mais uns três só pra deixar o SPFW putos... como disse o Gigante... eu quero mais é o que circo pegue fogo... Também aproveitei a oportunidade pra mandar um SMS pra um amigo que foi pro estádio na hora em que o "Rick" fez o gol... ver gol do "Rick" ao vivo no estádio não tem preço... ele deve ter gritado muito mesmo sendo corinthiano rsrsrsrsr

Reflexão
Coitado do SPFW, e principalmente dos seus torcedore, foram eliminados na Libertadores, perederam seu técnico após 3 anos e meio, voltaram a ser freguês do timinho e ainda jogam explosivos em sua maior festa do ano... o torcida sofrida... (Que dó rsrsrsrs)

Verdão

O jogo do Palmeiras no sábado tinha como maior atrativo, acompanhar como seria a reação do time após a eliminação frente ao Nacional na copa libertadores, o time começou jogando bem, diferente do jogo do jogo do Uruguai parecia que os jogadores queriam demonstrar que não tá faltando vontade... em nenhum momento o Verdão mereceu perder o jogo mas se perdesse poderia ter a consciência tranquila... é assim que queremos que seja... sabemos que não vamos ganhar tudo mas queremos no mínimo que entrem em campo para ganhar... pode até perder o título mas que ele seja disputado até o último momento...

PS: Não vou nem críticar a arbitragem para não parecer choro... mas dá pra perder a conta de quantas vezes fomos prejudicados esse ano... hora bandeira, hora juiz... como são ruins...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Amanhã...

Hoje eu ia até escrever alguma coisa... mas daqui a pouco tem CQC e o sono já ta pesando...

Nem jogar Xbox eu to com vontatde hj...

Fica tudo pra amanhã...